Proteção da cabeça e mãos do bebé.

A importância do gorro e luvas para bebé. Quando o recém-nascido nasce, sai de um ambiente quente e húmido – o útero – e entra num mundo estranho que pode ser desconfortável e frio.

O bebé perde calor com muito mais rapidez que um adulto. Ao perder calor vai gastar muito mais energia para se manter quente, energia essa que não vai ser utilizada para criar uma reserva de gordura e aí irá perder peso.

Um bebé pode perder até 70% do calor corporal pela cabeça,

por isso é que as enfermeiras cobrem imediatamente a pequena cabecinha com o precioso gorro. Todas as listas de artigos a levar para maternidade salientam importância do gorro e luvas para bebé.

Também as luvas de veludo são ótimas para manter o recém nascido quentinho, têm um toque suave e a sua forma arredondada dão um calor e ajuste perfeito.

Para além de protegerem do frio, as luvas ajudam a prevenir os arranhões na face. À medida que move as mãos, os arranhões na cara são inevitáveis, sejam eles a dormir ou acordado. Não se preocupe, já que os arranhões faciais geralmente não são dolorosos para o bebé, mas para ajudar a evitar que 0 bebé marque a face, as luvinhas vão ajudar.

Atenção aos extremos! Da mesma forma que o bebé perde calor muito rapidamente, pode também aquecer demais e não se esqueça que os bebés aprendem com as mãos, se as tapamos constantemente interrompemos essa aprendizagem, gorros e luvas apenas quando necessário!

Existe ainda outro complemento do enxoval do bebé dedicado a manter a temperatura do corpo estável, confira o artigo sobre as fraldas tapa ovo.

Deixe um comentário

X