sesta do bebé

O seu bebé “dorme como um bebé”?

 

A sesta do bebé é importantíssima para o seu desenvolvimento.

Se está a trocar o dia com a noite, se só adormece embalado, ao colo, depois da maminha ou a fazer uns grunhidos e gemidos muito estranhos, então sim, “dorme como um bebé”.

 

Tentar encontrar um sentido aos padrões de sono e aos hábitos de sono de uma criança é um desafio. No que toca à sesta do bebé até os pais mais experientes coçam a cabeça em confusão.
Como qualquer outro aspeto da individualidade de um bebé, o seu filho tem o seu próprio estilo de fazer a sesta.
A partir dos 4/5 meses a rotina da sesta começa a instalar-se. Tipicamente um bebé pode fazer 3 ou 4 sestas de 1h por dia, enquanto outros podem fazer uma sesta de 2h de manhã e outra à tarde como se fossem um relógio. Não importa o estilo do seu anjinho, o seu objetivo é ajuda-lo a conseguir aquele descanso que ele tão necessita para enfrentar os desafios do seu pequeno mundo.
Tenha presente que sestas muito longas perto da hora de dormir podem afetar o sono da noite. O mesmo acontece se a sesta do bebé for muito curta ou até inexistente, sestas instáveis e cansaço extremo poderão prejudicar o sono da noite.

 

Aqui ficam algumas dicas para ajudar a estabelecer uma rotina de sesta saudável:

  • Escolha um bom local para a sesta. O conforto é fundamental para uma boa sesta, o ideal é o berço e não o colo que se torna desconfortável, para ambos, passado uns minutos. Claro, que todos nós conhecemos alguém que já usou a técnica do passeio de carro (a autora incluída), mas não substitua o berço por esses locais “especiais” de forma regular.

 

  • Tenha um plano. Pense com antecedência e evite erros que podem custar ao bebé aqueles minutos de sono extra. Evite o estômago vazio (o bebé vai acordar mais cedo e provavelmente com uma birrinha); uma fralda (muito) cheia, se possível deite-o com uma fralda limpa; evite também receber visitas à hora da sesta, pessoas barulhentas são verdadeiros acorda bebés.

 

  • Facilite a entrada no modo de sono. Tirar o bebé do seu local de brincadeira ou de interação com alguém e enfia-lo no berço não é a melhor forma de conseguir que o “anjinho” caía nas nuvens com facilidade. Em vez disso, dê um tempo para que o bebé possa desligar das suas atividades e entre num estado mais relaxado antes de o deitar.

 

  • Não pegue no bebé ao colo, ao primeiro choro. Se o seu bebé acordar ou chorar passado 20min na sesta, tente encorajá-lo a dormir mais um pouco através de um miminho ou uma voz suave. Pode ser difícil de resistir, mas assim que o bebé perceber que não é hora de brincar, o mais normal será que volte a adormecer.

 

  • Aumente o tempo que o bebé está acordado. Aos 4/5 meses é de esperar que o bebé se mantenha acordado por 2h a 3h entre sestas. Quanto mais o seu bebé estiver acordado, mais tempo dormirá quando adormecer. Claro que é impensável incomodar o bebé para o manter acordado.

Para aumentar o tempo entre sestas:

  1. Mude o bebé de posição frequentemente – isto irá provocar uma mudança de cenário e de estímulos. Ponha-o na cadeirinha por um bocado, depois ao colo ou no carrinho, vá variando a vista.
  2. Mantenha a conversa a decorrer. Fale ou cante e o seu bebé ficará ocupado por mais tempo.
  3. Respeite os limites do bebé. Os bebés têm focos de atenção muito curtos, então se ele se afastar ou virar para o outro lado quando você tenta brincar com ele, provavelmente já se fartou daquela atividade ou então está pronto para a caminha.

Deixe uma resposta